Dicas de ‘Pintura em Tela’ para Crianças




Dizem que o talento vem de berço e que você já nasce com o dom pra qual é designado. Mas como eu já expliquei em um artigo anterior, o “talentoso” não é obrigatoriamente aquele que desde criança pratica a arte, mais creio que cada um pode desenvolvê-la de acordo com o tempo e o seu esforço… Certo que tem uns desenvolve primeiro do que outros, mas isso não implica dizer que você não possa ter uma aptidão para algum tipo de arte visual.

Bom, uma coisa é certa, se pegarmos um desenho de uma pessoa com 30, 40 ou mais de 50 anos que nunca freqüentou uma escola de arte e outro de uma criança de 6,7 ou 8 anos, não encontraremos grandes diferenças nos traços, pois é geralmente na infância onde as pessoas deixam de lado a “brincadeira” de desenhar pra da lugar a outras descobertas da vida pré-adolescente, assim, congela o seu talento e não o desenvolve mais, até que haja um interesse pessoal na vida adulta de aprimorar o conhecimento. Então, quando existe uma continuação dessa garra de querer desenhar e pintar e se aperfeiçoar em técnicas, é comum aflorar o que chamamos de “dom”, pois é natural que surja nesse tempo a “criatividade” unida com a “motivação” que se integrará a “técnica”, formando assim, um artista nato.

Mas como descobrir se seu filho tem talento pra a arte da pintura? Primeiramente nunca frustre seu filho a fazer aquilo que ele não goste. Deixe-o brincar com o material da forma que ele quiser, é perceptível que algumas crianças já têm um certo “felling” a mais do que outras (seria isso o “dom”?), mas isso não impedem  que futuramente elas também deixe de desenhar ou pintar, deixe ela livre pra desenhar o que quiser (pica-pau, Batman, Barbie, o que eles quiserem, eu comecei desenhando Xuxa e a Turma da Mônica), sempre elogie, desenhe jonto com ele também, crie personagens e conte histórias, estimule-o a ler quadrinhos e livros infantis, isso abrirá bastante a mente dele para a criatividade.

Assim, com o tempo você saberá quando ele já estará apto pra matriculá-lo a uma escolinha de artes, de preferência uma que seja especial só pra crianças, pois um ambiente com um pessoal mais velho poderá intimidá-lo a ganhar gosto pela a arte, a não ser que você possa acompanhá-lo nesse ambiente também. Não o force a pintar se não quiser, isso é horrível para a criança, o deixe bem à vontade… Conheço um caso de uma criança que começou bem na arte de pintar, foi destaque em várias exposições e eventos, mas de tanto os pais estarem no ouvido dele, insistindo pra pintar telas copistas por encomendas, que não fosse do seu agrado, o garoto acabou se frustrando e abandonou de lado a pintura.

Cuidado também com os materiais de pintura em desenho, tinta a óleo é um veneno, não queria que o seu filho corra um risco de ser envenenado ou futuramente venha a sofrer de um câncer no pulmão, utilize materiais não tóxico para trabalhar com crianças , como as tintas guaches, aquarelavéis e outras a base de águas, é o ideal para realizar esse tipo de trabalho.  Depois disso é só esperar para que o tempo diga se ele será ou não um artista plástico.

Comentários

Postagens mais visitadas