Cores em Azulejos: A arte de rua expressada com os dedos

 Foi no período Paleolítico e Mesolítico de 500.000 A.C. a 18.000 A.C que iniciou-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.

As Pinturas em cavernas, como assim conhecidas, eram feitas com materiais encontrados na natureza, como sangue de animais, carvão, argilas, pigmentos encontrados em sementes e nos minerais triturados.

E geralmente representavam cenas de caça, do cotidiano, e também podiam ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças. Os homens pré-históricos utilizavam dos seus dedos para ilustrar as cenas em paredes e locas das cavernas e locas.

No Brasil há muitos sítios arqueológicos. O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados. 

Na contemporaneidade alguns artistas de ruas usam da arte em pintura em azulejos e cerâmicas com os dedos, como performances urbanas, para poder sobreviver com a sua arte.

Junior Misaki é natural da cidade de Patos/Paraíba, artista visual há 20 anos, e desde 2007 é apreciador dessa técnica. O seu primeiro mestre foi o artista de rua Naja, que ensinou suas técnicas na cidade de Patos, em 2007, por uma iniciativa do governo municipal, na época, em uma oficina para artista manuais.

Junior Misaki propagou a técnica na internet, com um vídeo realizado por um celular e que rapidamente se propagou no Youtube, abrindo a oportunidade de em 2010 realizar uma vídeo aula chamada “A Arte da Pintura a Dedos”.

O produto audiovisual foi premiado no Programa Mais Cultura, pelo antigo Ministério da Cultura, em 2010, sendo o primeiro artista paraibano a desenvolver um material educativo com essa técnica. 

Com a técnica, o artista foi convidado para programas televisivos na época, e deu oficinas de pintura em azulejos em várias cidades no interior da Paraíba como em Patos, Olho D’Água, Conceição, Sousa e Catingueira, em escolas, associações, e organizações não governamentais para crianças carentes. 

Junior Misaki hoje é Professor Mestre em Artes pela UFRN, reside na cidade de Patos e dar aulas em escolas públicas no Seridó do Rio Grande do Norte. 

Este vídeo é comemorativo aos 10 anos do lançamento do vídeo "A Arte da Pintura a Dedos".




Comentários

Postagens mais visitadas