Dicas de Pintura a Dedos em Azuleijos





Olá Pessoal! Abaixo fiz uma listinha de perguntas e respostas que geralmente eu ouço, das pessoas que querem conhecer melhor a arte da Pintura com os Dedos. Se vocês tiverem alguma dúvida é só perguntar que vou tentando atualizar o “post” na medida do possível. É um prazer partilhar um pouco do meu conhecimento com todos vocês. Sucesso Sempre!



1- Qual é a tinta que você utiliza para poder desenvolver essa técnica?
Eu uso a tinta a óleo para pintura em tela, de bisnagas, dessas que encontramos nessas lojas de artesanato. Devido a tinta a óleo ser tóxica, eu não oriento mulheres grávidas, crianças e pessoas com problemas crônicos respiratórios a usarem essa técnica sem antes passarem pelo seu médico. De preferência, antes, apliquem um creme para as mãos e trabalhem e local ventilado e fresco.

2- Quais são as tintas necessárias para iniciar essa técnica?
Tintas nunca são poucas. É essencial pelo menos que você tenha as cores básicas, como amarelo cadmo, azul cerúleo, azul da prússia, sombra natural, preto, branco de titânio, verde vessie, vermelho cadmo, e se possível um alaranjado e cor de carne. 

3- O que devo aplicar na peça para obter uma secagem mais rápida?
Verniz spray de secagem extra rápida. Alguns artistas de rua preferem usar um método mais artesanal, compram um verniz de quilo, e misturam numa bombinha de matar mosquitos, a medida de duas tampinhas de garrafa peti, com gasolina. Dizem que dar um brilho diferenciado, eu já tentei, e deu certo, mas é preciso ter uma certa habilidade para você não danificar a sua obra.

4- Dar para se trabalhar outros temas fora paisagem nessa técnica?
O meu professor, o grande artista de rua “Naja”, quando veio ministrar uma oficina aqui na minha cidade em 2007, nos falava que sim, mas embora o aconselhável seja você dominar os movimentos nas paisagens porque facilitará para você aprender novas técnicas para pintar outros motivos. Como essa arte é literalmente popular nas vias urbanas e praias, os artistas estão mais acostumados a usarem o motivo de paisagens.

5- Por quanto posso vender cada peça?
Estipular valores de obra de artes é algo que não gosto, eu mesmo sou horrível para vender obras e nem pego encomendas desde 2009, quando decidi que eu não queria necessariamente viver dessa profissão, mas encarar a arte como uma filosofia de vida ou um hobby. Geralmente a média que vejo pelo país de cada peça, tamanho 15X15cm é de cerca de 10 a 20 reais, dependendo de cada região. 

6- O que faço para limpar as minhas mãos depois de pintar?
Muita água e sabão. Se quiser arriscar usar diluentes a tinta sairá mais rápida, mas não garanto que a sua saúde não poderá estar correndo riscos, lembre-se que o material é tóxico.

7- Qual suporte devo colocar para sustentar as peças?
Hoje em dia, a gente encontra fácil pela internet e em casas especializadas (até mesmo os tradicionais “importadões”) aquelas bases para porta-retratos, que deixam a sua obra bem mais charmosa. Depois de seca dar para se colocar até uma moldura, e algumas pessoas que produzem por encomendas em grandes quantidades, tem inventado até embalagens artesanais feita com material de raio-x, que tem ficado bem criativo.

8- Em quanto tempo eu aprendo a pintar?
Em relação ao tempo de aprendizagem, isso estará associado a sua dedicação e as suas habilidades com o material. Conheço pessoas que não precisaram nem de cursos, apenas observando imagens conseguiram descobrir/aprender essa técnica, já outros precisaram de um esforço a mais com aulas práticas presenciais ou através de vídeos. Não querendo vender o peixe, mas na minha videoaula de 60 minutos você poderá aprender 03 técnicas, sem sair de casa.

Comentários

Postagens mais visitadas